FILME RODADO NA ESCOLA
Foi realizado um filme na escola para assinalar o “Dia Mundial da Diversidade Cultural”. O filme, de cerca de 5 minutos, foi visualizado por todas as turmas no decorrer de uma aula.
Para falar acerca deste filme gostaria de falar sobre o que é o trabalho de produção de um filme.
Este envolve um planeamento de produção, de realização e de montagem.
A produção é a parte que se encarrega de tudo aquilo que é necessário para que as filmagens corram bem.
Neste caso foi preciso pedir autorização aos Encarregados de Educação para que os seus filhos pudessem ser filmados; decidir os dias de filmagem; garantir o material técnico de filmagem (máquinas fotográficas, tripés, etc.); e informar a direção acerca do evento.
A realização é a parte “artística” do filme: quem são os atores; o que vão fazer; o que vão dizer; os planos e movimentos da câmara; onde vai ser filmado; se vai ser mais ou menos improvisado, etc.
A realização deve ter uma ideia forte daquilo que se pretende dizer ou transmitir.
Por fim, a montagem reúne todas as filmagens, organiza-as e edita-as num programa digital.
É necessário: selecionar as filmagens mais interessantes; cortar os trechos de filme e colocá-los em sequência; acrescentar música e efeitos especiais; dar-lhe ritmo; dar-lhe um sentido; e, por fim, acrescentar genéricos e créditos.
Eu e o professor Álvaro Gradíssimo estamos responsáveis pela dinamização do “Plano Nacional de Cinema” na escola e esperamos assim ter contribuído para sensibilizar os alunos para um olhar diferente sobre o cinema.
O professor,
Rodrigo Miragaia
Sem comentários:
Enviar um comentário
Identificação: